Consulte as noticias já disponiveis da nossa Gala

Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

Carta enviada à DREL

Exmo. Sr. Director Regional da DREL
                                                                                   
 
 
            Assuntos:
1-      Ponto de situação sobre a segurança na nossa escola.
2-      Anfiteatro
3-      Ténis na Escola
 
Ponto de situação sobre a segurança na nossa escola.
 
 
            Neste momento reconhecemos que os problemas de insegurança na nossa escola melhoraram significativamente após os problemas existentes no ano anterior e que resultaram em diversas reuniões e medidas de urgência que tiveram que ser implementadas.
 
            No entanto, não podemos deixar de manifestar a nossa preocupação, pois na realidade ainda falta fazer muita coisa que foi prometida na altura e que julgamos ser fundamental para erradicar de uma vez por todas a insegurança.
 
 
Ponto 1- Implementação dos cartões magnéticos
            Os cartões magnéticos estão implementados, embora no nosso entender estão funcionar de forma a não trazer muitas vantagens, pois existem funcionalidades que não estão a ser usadas e que julgamos serem fundamentais para uma maior segurança por parte dos alunos
1-      Carregamento destes cartões por multibanco, impedindo assim que os alunos tenham que levar dinheiro cada vez que tem que carregar o cartão, tornando-se assim vulneráveis
2-      Consulta de saldos e dados dos alunos, devidamente protegidos com password, permitindo assim aos encarregados de educação saber em que andam e de que forma andam os seus educandos a gastar a verba carregada. O acesso aos dados do aluno permitiria ainda saber quase em tempo real das faltas que estes possam dar (sabemos o quanto é difícil aos encarregados e educação deslocarem-se á escola e esta seria sem duvida uma forma de melhor o controle sobre os seus educandos.)
Nota – sabemos que este sistema já implementado em algumas escolas á alguns anos e que é fundamental que venha a ser também implementado na nossa desta forma.
 
  
 
Ponto 2 – Implementação das câmaras de vigilância
            Para uma maior dissuasão de qualquer tentativa de violência, roubo, ou extorsão pensamos que será fundamental a implementação das câmaras de vigilância nos pátios da escola, conforme foi acordado num ano passado, e como medida que consta no projecto TEIP II.
Apesar disso até ao momento, estas não passam de um projecto e de uma promessa, julgamos ser fundamental que se passe das palavras aos actos pois só desta forma conseguiremos garantir uma maior segurança e um maior respeito pela instituição que é a escola.
 
 
 
 
 
Ponto 3 – Reforço dos seguranças
1-      No final do ano lectivo o reforço dos seguranças foi evidente o que contribuiu para uma melhoria significativa das condições de segurança e do comportamento dos alunos.
2-      No entanto no inicio deste ano tudo voltou ao normal, voltado a escola a ter os dois seguranças que tinha anteriormente. Quando confrontado com este facto o Conselho executivo informou-nos que estava a ser estudada a implementação de segurança privada na escola e que até ao final de Dezembro em principio estes estariam já ao serviço.
3-      No entanto e já quase no final do 2º período tudo continua na mesma e corremos o risco de as coisas se agravarem sem que se implemente outro tipo de segurança, pois é assumido por parte dos diversos intervenientes que este sistema não é suficiente.
 
 
Ponto 4 – Pessoal Auxiliar
1-      Neste momento é evidente a falta de pessoal auxiliar nos diversos serviços da escola.
2-      Confrontado com esta realidade o Conselho executivo diz que reconhece esse facto mas não pode fazer nada.
3-      Nós associação de Pais ficamos preocupados quando presenciamos as dificuldades evidentes pelos quais passa não só a nossa escola, mas todo o agrupamento, Inclusive sabemos de algumas actividades que foram canceladas por incapacidade para garantir as condições de segurança aos alunos.
4-      Esta é uma situação que não pode continuar e que cabe á DREL e ao Ministério da Educação garantir a sua resolução, pelo que pedimos a tomada de medidas urgentes no que ao reforço de pessoal diz respeito.
Nota - Apesar do esforço evidenciado por parte dos funcionários é evidente que as condições de higiene, vigilância e manutenção se têm vindo a degradar.
 
 
 
Anfiteatro
 
            O ano passado e na sequencia das diversas reuniões realizadas na Escola o Dr. Jorge Nunes (coordenador de segurança do ministério da Educação) prometeu-nos a realização deste espaço.
            Neste momento existe já um projecto e uma área destinada a sua implementação, pelo que julgamos ser possível a sua construção o mais rápido possível.
 
            A nossa escola não possui qualquer infra-estrutura do género e o núcleo de teatro existente na escola ensaia num palco improvisado com mesas sem as mínimas condições.
 
            Todas as iniciativas culturais (teatro, musica, poesia, etc.) estão assim condenadas ao fracasso ou então a serem apresentadas no exterior sem as mínimas condições para o efeito, pensamos que em pleno século XXI quando se quer dar tanta importância às artes e ao papel importante que estas podem ter no sentido de incentivar os alunos pelo gosto da escola, é fundamental que sejam criadas condições para que estas tenham a dignidade que merecem.
 
            A nossa escola continua a ter uma comunidade bastante activa, como pode ser demonstrado nas actividades que alguns professores têm vindo a desenvolver, marcando presença em vários eventos de ordem cultural no exterior da escola , mas lamentavelmente continuamos a não ter um espaço onde possam mostrar-se dentro da própria escola.
 
            Por isto tudo solicitamos que seja tido em conta a realização urgente deste espaço fundamental.
 
 
Ténis na Escola
            A Associação de Pais celebrou um acordo com a Junta de Freguesia de Sacavém, a Junta de Freguesia do Prior-Velho, os Professores de Educação Física e a escola de ténis Jaime Caldeira que visa a prática do ténis, esta iniciativa vai neste ano abranger todos os alunos do 2ª ciclo e terá lugar no recinto junto á escola vocacionado para esse efeito.
 
            Mas como entendemos que estes projectos não podem ser realizados isoladamente e porque gostaríamos que esta modalidade fosse uma modalidade de referência dentro da nossa escola, julgamos que seria importante que a escola viesse a ser equipada com Kits de mini-ténis, o que ajudaria a escola a leccionar esta modalidade. Da nossa parte comprometemo-nos a dar continuidade ao projecto.
 
 
Nota Final – aguardamos uma resposta da DREL com relativa urgência pois, não podemos continuar a ver medidas que são urgentes adiadas, sem uma data para a sua implementação.
           A Associação de Pais da Escola Bartolomeu Dias assumiu perante os restantes encarregados de educação que iria ser vigilante perante estas medidas, que julgamos serem essenciais e que os representantes da DREL o ano passado também julgaram por isso queremos ver as nossas pretensões atendidas.
      
         Temos vindo a ser abordados pelos meios de comunicação sobre a implementação destas medidas até á data temos afirmado que tudo está a ser comprido pois sabemos do tempo que por vezes é necessário para que estas sejam implementadas, mas pensamos que está na altura de vermos as coisas no terreno e não no papel como têm estado até agora.
 
Será enviada uma cópia desta carta para:
            Ministério da Educação
            Gabinete de Segurança do Ministério da Educação (Eng.º. Jorge Nunes)
            Comissão de Educação da Assembleia da Republica
            Conselho Executivo da Escola
            Assembleia da Escola
            Câmara Municipal de Loures
            FERLAP
            CONFAP
            FAPEL
            Outras entidades que possamos julgar serem importantes na resolução destas situações.
 
 
 
Sacavém 5 de Fevereiro de 2008
 
 
(Paulo Condesso)
Presidente da Associação de Pais
96365946
publicado por Paulo Condesso às 09:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De rosa vieira a 22 de Setembro de 2008 às 17:09
isto do ensino em portugal cada vez esta de mal a pior alias como tudo neste pais,pois meu filho ja devia ter entrado a semana passada pra pre e nao entrou porque nao a educadora.sabendo eu que o k a mais e educadoras sem colocaçao,mas como e na internet que fazem a pesquisa nao vem as pessoas nem as cartas k lhes mandam pra escola enfim e so o desabafo de uma mae que queria mesmo que a criança tivesse mais condiçoes das que tem na ama

Comentar post

-O meu Perfil

-pesquisar

 

-Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-Noticias

- Noticias

- Boas Vindas 2008/2009

- Grande Gala 2007/2008

- Divulgação da intituição

- Homenagem á Dr.ª. Luisa

- Homenagem de Aluna à Dr.ª...

- Recepção aos convidados e...

- Homenagens

- Troféus Atribuidos

- 1º Classificado

- 2º Classificado

- 3º Classificado

- 4º Classificado

- 5º Classificado

- 6º Classificado

- 7º Classificado

- 8º Classificado

- 9º Classificado

- 10º Classificado

- 11º Classificado

- 12º Classificado

- 13º Classificado

- 14º Classificado

- 15º Classificado

- Texto nº 1

- Texto nº 7

- Concurso Literário - Resu...

- Fotos da Entrega dos Prém...

- Premiados 2007/2008

- Os Nossos apoios

- Ambargris

- Dan Cake

- Zona Óptica

- Café "A Cafeina"

- Farmácia Soares

- Gráfica Povoense

- ISOLAR

- Zé Simões - Canalizador

- Casa dos Frangos de Sacav...

- Beconnect

- EPOCH

- AASTRA

- Fotoflash

- Desportos Velosos

- Prevenção Rodoviária

- Tonik

- Citroen - Sacavém

- Auto Motriz

- Clinica de Santo António

- Eliseu Costa Carrapito

-Arquivos

- Setembro 2008

- Julho 2008

- Junho 2008

- Abril 2008

- Março 2008

- Fevereiro 2008

- Janeiro 2008

- Dezembro 2007

- Novembro 2007

- Outubro 2007

- Setembro 2007

-favoritos

- As nossas equipas

- Noticias

-Locais a Visitar