Consulte as noticias já disponiveis da nossa Gala

Sábado, 5 de Abril de 2008

Problemas na escola

É com preocupação que recebemos informação destes acontecimentos.

Esta foi uma mensagem recebida pela nossa Associação por mail á qual respodemos e achamos por bem divulgar a nossa posição.

 

 

Por favor leia isto, publicado em http://educar.wordpress.com/2008/04/04/duvidas-simples/ entrada 23
  1. carneiro Diz:
    Abril 4, 2008 at 9:45 pm
Preparatória de Bartolomeu Dias em Sacavém. Hoje. Um aluno pelos 13 anos, de nome fictício Pájó, tentou agredir 3 professoras á saída da Escola depois de ter causado as arruaças habituais. Dois seguranças e o animador cultural ( que acomnpanharam as professoras á rua, porque já estavam à espera da reacção anunciada do pequeno)seguraram-no apesar de muito espernianço e algazarra. O Pai por telefone já disse que vai á escola assinar um papel a dizer que "se desresponsabiliza do filho porque não consegue fazer nada dele."
O Pájó, nome fictício, ameaçou que 2ª Feira "mata uma professora e vai aparecer na Sic."
Tudo começou porque aos 45 minutos da aula mudou a professra e ele quis fazer um intervalo e sair da sala. Como a professora que estava não deixou e a que veio a seguir apoiou, o menino saiu aos gritos, a correr e a lançar perdigotos … foi o far-west do costume. As auxiliares a correr atrás dele para o levar para a aula.
Este ano lectivo já esteve suspenso 2 ou 3 vezes.
A comissão de protecção de Menores…nada. Porque se as Comissões de protecção de Menores encaminhassem estes miúdos para locais apropriados ao seu tratamento - que não é a Escola, obviamente…
A Escola Segura, que anda lá muito, põe em prática as teorias psicológicas mais avançadas e nem se atreve a tocar-lhes num cabelo. Vale o Corpo de Intervenção que desde que os apanhe fora do portão da Escola em arruaças lhes dá com o cabo dos bastões nas costelas, sem que os jornalistas percebam… porque se percebessem era o Carmo, a Trindade e a Joana…E só nesses dias eles acalmam. Porque percebem que não são eles que têm a força.
Lembram-se de ver na TV uma turma que era escoltada pela PSP Sacavém acima para evitar os roubos no percurso escola-casa ? Pois, este menino é um desses..
Obviamente que esta Escola não é representativa. Por isso mesmo deveriam existir regras especiais para este tipo de Escolas. Não se podem aplicar as mesmas regras a Escolas tão díspares como a de Évora - passou hoje na SIC - e uma destas.
No momento em que ele tentou agredir as professoras, deveria ter levado um estalo nas trombas e acalmava-se… Mas as professoras, os seguranças e o animador cultural têm medo de perder o emprego. E é por ele saber que ninguém se atreve a tocar-lhe que ele arrebita tanto cabelo.
E se eu fosse levar a minha mulher á escola segunda feira de manhã ?

Que escola linda!!!!

A nossa Resposta:

 
              Boa noite , tem sido uma preocupação continua os problemas de violência que se passam na nossa escola , e este aluno é um dos que mais preocupação nos dá , o seu comportamento aliado ao facto do “abandono” familiar a que está sujeito tem vindo a fazer com que a nossa preocupação seja continuada e que tenhamos este alunos sobre observação , inclusive já fizemos uma participação para o CPCJ e iremos voltar a fazer nesta altura, pois este tipo de situações não se pode repetir.
            Tem havido da parte da nossa associação um grande empenho em divulgar e procurar arranjar formas de acabar com este tipo de situações na nossa escola, infelizmente elas ainda ocorrem no entanto temos que reconhecer que são menos frequentes do que foram em anos anteriores, não queremos dizer com isto que estamos satisfeitos, mas pensamos estar no caminho certo. Felizmente hoje já são tornados públicos este tipo de acontecimentos o que leva a que sejam tomadas medidas que no passado eram guardadas a sete chaves pelos órgãos com responsabilidade.
 
            A nossa associação está completamente solidária com a professora e todos os professores que sejam vítimas de episódios semelhantes, e estamos disponíveis para participar em qualquer iniciativa que vise o evitar deste tipo de acontecimentos.
 
 
 
“Lembram-se de ver na TV uma turma que era escoltada pela PSP Sacavém acima para evitar os roubos no percurso escola-casa ? Pois, este menino é um desses..”
Sem querer desculpar o aluno em questão parece-me correcto fazer este reparo , pois este aluno não andou envolvido nesse grupo , pois esse grupo (não era uma turma mas sim um grupo de crianças , algumas delas inclusive nem frequentavam a escola) . Além disso esse grupo era um grupo de crianças que mora nos “terraços da ponte” (quinta do mocho) e este aluno mora no Prior Velho.
“Obviamente que esta Escola não é representativa. Por isso mesmo deveriam existir regras especiais para este tipo de Escolas. Não se podem aplicar as mesmas regras a Escolas tão díspares como a de Évora - passou hoje na SIC - e uma destas.”
Aqui estamos plenamente de acordo e por isso é tão importante esta escola estar no projecto dos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) , o que leva a que medidas de excepção sejam tidas sobre as escolas neste projecto.
 
            Agradecemos a comunicação que nos foi feita e reforçamos o nosso empenho no sentido de colaborarmos para que estas situações sejam erradicadas de vez da nossa escola , para isso contamos com o apoio de todos e só unindo esforços será possível acabar com estes episódios.
 
Pode ver a nossa posição e algumas iniciativas que temos vindo a desenvolver no sentido de melhorar o ambiente na escola no nosso blog.
 
http://apbartolomeudias.blogs.sapo.pt

 

Já agora dou-lhe a conhecer uma carta por nós enviada á DREL e ao ministério da educação , em que damos conta das nossas preocupações.
 
http://apbartolomeudias.blogs.sapo.pt/28806.html
            Por fim esta não é uma escola perfeita , mas é a escola dos nossos filhos , pela qual nos esforçamos e lutamos para que um dia venha mesmo a ser uma escola linda.
 
Paulo Condesso
Presidente da Associação de Pais da escola Bartolomeu Dias em Sacavém
 
apbartolomeudias.blogs.sapo.pt/29042.html


 


publicado por Paulo Condesso às 00:30
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Isolamento Acustico a 10 de Março de 2010 às 15:26
Um dos maiores problemas das nossas crianças é o abandone familiar! É pena que deixem assim os seus filhos...

Comentar post

-O meu Perfil

-pesquisar

 

-Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

-Noticias

- Noticias

- Boas Vindas 2008/2009

- Grande Gala 2007/2008

- Divulgação da intituição

- Homenagem á Dr.ª. Luisa

- Homenagem de Aluna à Dr.ª...

- Recepção aos convidados e...

- Homenagens

- Troféus Atribuidos

- 1º Classificado

- 2º Classificado

- 3º Classificado

- 4º Classificado

- 5º Classificado

- 6º Classificado

- 7º Classificado

- 8º Classificado

- 9º Classificado

- 10º Classificado

- 11º Classificado

- 12º Classificado

- 13º Classificado

- 14º Classificado

- 15º Classificado

- Texto nº 1

- Texto nº 7

- Concurso Literário - Resu...

- Fotos da Entrega dos Prém...

- Premiados 2007/2008

- Os Nossos apoios

- Ambargris

- Dan Cake

- Zona Óptica

- Café "A Cafeina"

- Farmácia Soares

- Gráfica Povoense

- ISOLAR

- Zé Simões - Canalizador

- Casa dos Frangos de Sacav...

- Beconnect

- EPOCH

- AASTRA

- Fotoflash

- Desportos Velosos

- Prevenção Rodoviária

- Tonik

- Citroen - Sacavém

- Auto Motriz

- Clinica de Santo António

- Eliseu Costa Carrapito

-Arquivos

- Setembro 2008

- Julho 2008

- Junho 2008

- Abril 2008

- Março 2008

- Fevereiro 2008

- Janeiro 2008

- Dezembro 2007

- Novembro 2007

- Outubro 2007

- Setembro 2007

-Numero de Visitas

-favoritos

- As nossas equipas

- Noticias

-Locais a Visitar